As barbatanas são o prolongamento do teu corpo, à semelhança de uma barbatana de peixe, e permitem avançar mais depressa sem esforço no snorkeling. Mas quais deves escolher?
A barbatana faz parte integrante da tua panóplia de praticante de snorkeling: permite com que te desloques debaixo de água e tirar pleno partido dos fundos submarinos. Mas que modelo escolher? Que tamanho? A Subea explica!
O tamanho da pala
A pala é a parte da barbatana que proporciona a potência na deslocação. Quanto maior for a pala, maior a sua potência, mas exigirá também mais técnica e mais esforço na sua utilização.
A bolsa de pé
As barbatanas de snorkeling podem ser reguláveis ou com bolsa de pé. As barbatanas reguláveis são fáceis de calçar e proporcionam uma certa flexibilidade no que toca ao tamanho a escolher. As barbatanas com bolsa de pé garantem um melhor suporte e são geralmente mais macias do que as suas homólogas reguláveis.
O nível de prática
Escolhe em função do teu nível: barbatanas demasiado grandes para ti podem cansar-te rapidamente se não estiveres habituado!
A bolsa de pé desta barbatana envolve o pé, para que a potência do movimento se transmita da melhor forma à pala da barbatana. Para escolher corretamente, é preciso saber se vais usar uma bolsa de pé com interior de neoprene, o que influenciará a escolha do tamanho. Não escolhas um tamanho de bolsa de pé demasiado justo nem apertado. A pala é geralmente mais macia do que nas barbatanas reguláveis.
Esta barbatana usa-se facilmente com um botim de neoprene e é mais fácil de calçar do que a barbatana com bolsa de pé. A correia permite também partilhá-la com outras pessoas que queiram descobrir o fundo do mar! Contudo, são geralmente mais rígidas do que as barbatanas com bolsa de pé.
As barbatanas de mergulho com garrafa, de apneia e de caça submarina foram concebidas para responder às necessidades da respetiva prática (avançar depressa, profundidade, sem demasiado esforço...), mas podem perfeitamente adequar-se ao snorkeling. Terão um melhor rendimento, mas exigirão uma técnica que terás de adquirir! Além do mais, logicamente, serão mais caras.
Depois de escolheres o modelo de barbatana com bolsa de pé, calça-as. Coloca-te em bicos de pés: a barbatana deverá acompanhar o calcanhar quando o pé se levanta do chão. Se não se movimentar e se o calcanhar se levantar sozinho, são demasiado grandes.
Tem cuidado para que não fiquem demasiado apertadas. É mais conveniente escolher um tamanho acima, nem que seja preciso calçar um botim fino de neoprene.
Tens agora todas as informações para escolher as tuas barbatanas de snorkeling! Desejamos-te ótimos passeios subaquáticos!