Como escolher as barbatanas de snorkeling?

Como escolher as barbatanas de snorkeling?

As barbatanas são o prolongamento do teu corpo, à semelhança de uma barbatana de peixe, e permitem avançar mais depressa sem esforço no snorkeling. Mas quais deves escolher?

A barbatana faz parte integrante da tua panóplia de praticante de snorkeling: permite com que te desloques debaixo de água e tirar pleno partido dos fundos submarinos. Mas que modelo escolher? Que tamanho? A Subea explica!

Elementos essenciais a ter em conta

Como escolher as barbatanas de snorkeling?

O tamanho da pala

A pala é a parte da barbatana que proporciona a potência na deslocação. Quanto maior for a pala, maior a sua potência, mas exigirá também mais técnica e mais esforço na sua utilização.

Como escolher as barbatanas de snorkeling?

A bolsa de pé

As barbatanas de snorkeling podem ser reguláveis ou com bolsa de pé. As barbatanas reguláveis são fáceis de calçar e proporcionam uma certa flexibilidade no que toca ao tamanho a escolher. As barbatanas com bolsa de pé garantem um melhor suporte e são geralmente mais macias do que as suas homólogas reguláveis.

Elementos essenciais a ter em conta

O nível de prática

Escolhe em função do teu nível: barbatanas demasiado grandes para ti podem cansar-te rapidamente se não estiveres habituado!

Como escolher as barbatanas de snorkeling?

A barbatana de snorkeling com bolsa de pé

A bolsa de pé desta barbatana envolve o pé, para que a potência do movimento se transmita da melhor forma à pala da barbatana. Para escolher corretamente, é preciso saber se vais usar uma bolsa de pé com interior de neoprene, o que influenciará a escolha do tamanho. Não escolhas um tamanho de bolsa de pé demasiado justo nem apertado. A pala é geralmente mais macia do que nas barbatanas reguláveis.

Como escolher as barbatanas de snorkeling?

A barbatana de snorkeling regulável

Esta barbatana usa-se facilmente com um botim de neoprene e é mais fácil de calçar do que a barbatana com bolsa de pé. A correia permite também partilhá-la com outras pessoas que queiram descobrir o fundo do mar! Contudo, são geralmente mais rígidas do que as barbatanas com bolsa de pé.

Como escolher as barbatanas de snorkeling?

E as outras barbatanas, posso usá-las para fazer snorkeling ?

As barbatanas de mergulho com garrafa, de apneia e de caça submarina foram concebidas para responder às necessidades da respetiva prática (avançar depressa, profundidade, sem demasiado esforço...), mas podem perfeitamente adequar-se ao snorkeling. Terão um melhor rendimento, mas exigirão uma técnica que terás de adquirir! Além do mais, logicamente, serão mais caras.

Como escolher as barbatanas de snorkeling?
Como escolher as barbatanas de snorkeling?

Dica para escolher o tamanho correto!

Depois de escolheres o modelo de barbatana com bolsa de pé, calça-as. Coloca-te em bicos de pés: a barbatana deverá acompanhar o calcanhar quando o pé se levanta do chão. Se não se movimentar e se o calcanhar se levantar sozinho, são demasiado grandes.
Tem cuidado para que não fiquem demasiado apertadas. É mais conveniente escolher um tamanho acima, nem que seja preciso calçar um botim fino de neoprene.

Tens agora todas as informações para escolher as tuas barbatanas de snorkeling! Desejamos-te ótimos passeios subaquáticos!

Descobre outros conselhos de snorkeling

Como escolher os seus aquashoes?

Como escolher os seus aquashoes?

Existem vários tipos de calçado aquático aquashoes para as suas saídas de snorkeling. Então, faça a escolha acertada para proteger os seus pés!
Como escolher o seu conjunto de snorkeling (passeio aquático) ?

Como escolher o conjunto de snorkeling?

Um conjunto de snorkeling é composto por barbatanas, máscara e tubo. Este conjunto facilita as saídas no mar e permite evoluir facilmente dentro de água. Descobre os nossos conselhos.
Como escolher o local para a prática de snorkeling ?

Como escolher o local para a prática de snorkeling?

Estás a programar uma saída de snorkeling? Ou estás a iniciar esta prática? Aqui estão alguns conselhos práticos para escolher bem o local!