A ESCOLHA DAS BARBATANAS DE MERGULHO É FEITA, EM PRIMEIRO LUGAR, EM FUNÇÃO DA TUA PRÁTICA SUBAQUÁTICA: SNORKELING, MERGULHO COM GARRAFA, CAÇA SUBMARINA OU APNEIA.
Existem vários tipos de barbatanas e estas devem corresponder à tua prática para uma utilização ideal. Deves então escolher entre:
- barbatanas de snorkeling (foto): são barbatanas flexíveis e leves. Ideais para principiantes, conferem potência suficiente para se poder deslocar facilmente na água, sem exigir demasiado esforço ao nível das pernas.
- barbatanas de mergulho com garrafa: tendo em conta o material bastante pesado do mergulho, as barbatanas devem conferir potência suficiente para evoluir depois da imersão. A pala deste tipo de barbatanas é mais importante neste caso. Assim, podes optar entre barbatanas com bolsa de pé ou barbatanas reguláveis.
- barbatanas de caça submarina e apneia: são geralmente versáteis, graças à pala substituível. As barbatanas de caça submarina e apneia são mais compridas e possuem uma rigidez média a elevada para facilitar ao máximo a tua imersão e conferir a potência necessária para a subida à superfície.
Este tipo de barbatanas de mergulho é perfeito para sessões em águas quentes ou para calçar com botins finos. São, no geral, mais flexíveis e confortáveis do que as ajustáveis. Graças à bolsa de pé, são também mais estáveis nos pés. No entanto, são mais difíceis de calçar e muitas vezes mais frágeis.
Ao contrário das barbatanas com bolsa de pé, as reguláveis são bastante mais rígidas, menos confortáveis, mas muito fáceis de calçar! Com este tipo de barbatanas tens necessariamente de usar uns botins adaptados.
Precisas de uma dica para saber se as barbatanas são do teu tamanho? Depois de escolheres o modelo, calça as barbatanas e põe-te de pé, na ponta dos pés: a barbatana deve acompanhar o teu calcanhar quando descolas o pé do chão. Caso contrário, se o calcanhar se levanta sozinho, a barbatana é demasiado grande.
Se sentes um incómodo ou se sentes o pé entes muito apertado, escolhe o tamanho acima! Podes sempre adicionar um botim, especialmente que seja fino, para ajustar o pé à barbatana, se necessário. Se mergulhas em águas frias com barbatanas com bolsa de pé ou reguláveis, vais precisar de botins de neoprene - prevê esta hipótese quando escolheres o tamanho das barbatanas e escolhe pelo menos um tamanho acima do habitual!