Como escolher as barbatanas de mergulho?

Como escolher as barbatanas de mergulho?

As barbatanas são parte integrante da sua panóplia: permitem-lhe deslocar-se e evoluir na água! Mas que tipo de barbatanas deve escolher? Em particular, que barbatanas são indicadas para a sua prática? 

A ESCOLHA DAS BARBATANAS DE MERGULHO É FEITA, EM PRIMEIRO LUGAR, EM FUNÇÃO DA TUA PRÁTICA SUBAQUÁTICA: SNORKELING, MERGULHO COM GARRAFA, CAÇA SUBMARINA OU APNEIA.

Barbatanas para snorkeling, passeio aquático

Um tipo de barbatanas para cada prática subaquática 

Existem vários tipos de barbatanas e estas devem corresponder à tua prática para uma utilização ideal. Deves então escolher entre:

- barbatanas de snorkeling (foto): são barbatanas flexíveis e leves. Ideais para principiantes, conferem potência suficiente para se poder deslocar facilmente na água, sem exigir demasiado esforço ao nível das pernas.

- barbatanas de mergulho com garrafa: tendo em conta o material bastante pesado do mergulho, as barbatanas devem conferir potência suficiente para evoluir depois da imersão. A pala deste tipo de barbatanas é mais importante neste caso. Assim, podes optar entre barbatanas com bolsa de pé ou barbatanas reguláveis.

- barbatanas de caça submarina e apneia: são geralmente versáteis, graças à pala substituível. As barbatanas de caça submarina e apneia são mais compridas e possuem uma rigidez média a elevada para facilitar ao máximo a tua imersão e conferir a potência necessária para a subida à superfície.

Barbatanas com bolsa de pé para mergulho com garrafa

As barbatanas com bolsa de pé

Este tipo de barbatanas de mergulho é perfeito para sessões em águas quentes ou para calçar com botins finos. São, no geral, mais flexíveis e confortáveis do que as ajustáveis. Graças à bolsa de pé, são também mais estáveis nos pés. No entanto, são mais difíceis de calçar e muitas vezes mais frágeis.

Barbatanas reguláveis para mergulho com garrafa

As barbatanas reguláveis 

Ao contrário das barbatanas com bolsa de pé, as reguláveis são bastante mais rígidas, menos confortáveis, mas muito fáceis de calçar! Com este tipo de barbatanas tens necessariamente de usar uns botins adaptados.

Como escolher o tamanho das barbatanas de mergulho?

Escolher o tamanho certo das barbatanas de mergulho 

Precisas de uma dica para saber se as barbatanas são do teu tamanho? Depois de escolheres o modelo, calça as barbatanas e põe-te de pé, na ponta dos pés: a barbatana deve acompanhar o teu calcanhar quando descolas o pé do chão. Caso contrário, se o calcanhar se levanta sozinho, a barbatana é demasiado grande. 
Se sentes um incómodo ou se sentes o pé entes muito apertado, escolhe o tamanho acima! Podes sempre adicionar um botim, especialmente que seja fino, para ajustar o pé à barbatana, se necessário. Se mergulhas em águas frias com barbatanas com bolsa de pé ou reguláveis, vais precisar de botins de neoprene - prevê esta hipótese quando escolheres o tamanho das barbatanas e escolhe pelo menos um tamanho acima do habitual!

Recomendamos também outros conselhos sobre mergulho

como vestir um fato de mergulho subea decathlon

Como vestir o fato de mergulho?

Vestir corretamente o fato de mergulho é por vezes uma tarefa difícil para muitos mergulhadores... Descobre as nossa dicas para facilitar a colocação do teu fato de neoprene!
Como escolher a máscara de mergulho?

Como escolher a máscara de mergulho?

Descobre o nosso guia para escolheres corretamente a tua máscara, consoante o desporto subaquático que praticas!