COMO ESCOLHER a PROTEÍNA EM PÓ?

Saber escolher a proteína é essencial. Tens que ter em consideração dois aspectos importantes para saber qual se adequa mais às tuas necessidades: a tua morfologia e o teu objetivo.

proteine_musculation

O mais importante é definires bem o objetivo.

Ganhar peso/massa muscular

GANHAR PESO E DESENVOLVER MASSA MUSCULAR

Se tens como objetivo ganhar peso rapidamente, duas coisas são indispensáveis: aumentar a atividade física (o número de treinos) e aumentar a ingestão calórica. Este aumento calórico deverá ser através da alimentação, por outras palavras, será necessário comer mais. Podes sempre contar com a ajuda de um “mass gainer” para te ajudar a atingir essas metas calóricas.

QUAL O tEU TIPO DE CORPO?

ECTOMORFO
Se és ectomorfo, quererá dizer que dificilmente ganhas peso devido ao teu rápido metabolismo. Neste caso, opta por um mass gainer rico em hidratos de carbono, com, pelo menos, 80% de hidratos de carbono.

MESOMORFO
Se és mesomorfo, à partida ganhas e perdes peso facilmente. Opta por um mass gainer com alguma quantidade de proteína, mas ainda com maior quantidade de hidratos de carbono.

ENDOMORFO
Se és endomorfo, significa que tens um metabolismo mais lento, ou seja, que facilmente ganhas peso. Neste caso, opta por um mass gainer rico em proteínas. Um equilíbrio entre proteínas e hidratos de carbono é importante para minimizar o ganho excessivo de gordura.

MANTER OU DESENVOLVER MASSA MUSCULAR / TONIFICAR O CORPO

Se tens como objetivo manter ou desenvolver massa muscular,  opta por uma proteína whey.
Temos quatro tipos de proteína:
- whey concentrada, com a menor percentagem de proteína por dose;
- whey isolada com cerca de 80% de proteína por dose;
- whey nativa com 86% de proteína por dose para dietas e objectivos mais exigentes;
- vegetal que tem como fontes principais a ervilha e o arroz. Ideal para recuperar depois dos seus treinos

Escolhe a proteína consoante o teu nível de prática. Se estás a iniciar opta por uma proteína whey concentrada, caso pratiques regularmente necessitas de uma maior quantidade de proteína diária e a melhor opção é uma proteína whey isolada.

É importante garantir que ingeres diariamente quantidade de proteína suficiente, 1,5g a 2g de proteína por Kg de peso são boas referências para quem pratica desporto.

CONTROLO DE PESO

Se o teu objetivo passa por perder peso, será necessário controlar as calorias que ingeres. Resumidamente, é essencial que consigas queimar mais calorias do que aquelas que consomes.

A proteína tem um papel fundamental neste processo de perda de peso para que consigas manter o máximo de massa muscular durante uma dieta de restrição calórica.

Temos duas sugestões:

- Proteína LEAN Whey: Ingredientes extra como a L-Carnitina e o chá verde. Ideal para quem está a iniciar.
- Proteína Whey Isolada: Proteína com quantidades de açúcar e gordura muito reduzidas.

NÃO tE ESQUEÇAs DO MAIS IMPORTANTE

Tem sempre em mente que, independentemente de qual seja a meta, deves ter uma alimentação equilibrada e ajustada aos teus objetivos, sempre aliada à prática de atividade física.

Desportos como a musculação, o cross training ou o cardio trainning serão grandes aliados para conquistar o que sempre sonhaste.