COMO ESCOLHER A tua BOLA DE VOLEIBOL DE PRAIA?

O voleibol de praia é um desporto acessível a todos, praticado sobretudo com bom tempo e durante as férias, na praia entre amigos ou em família. É um desporto de verão por excelência, fácil de praticar mas que... Também são muitos que o praticam durante todo o ano e com quaisquer condições meteorológicas.

Como saber que de bola precisas?

como escolher a sua bola de voleibol de praia?
como escolher a sua bola de voleibol de praia?

Para saberes que bola deves escolher para praticar voleibol de praia, deves saber qual a tua necessidade, para que utilização e o nível.

1. PRINCIPIANTE 

Se és um/a jovem principiante a descobrir a prática pela primeira vez, vais precisar de uma bola confortável e que não te magoe. Vais jogar em família ou com os teus amigos durante o verão, em qualquer tipo de piso (areia, relvado, água, etc.), portanto, precisas de uma bola que também resista à água. Deves escolher uma bola sem costuras, em PVC.

Entre adultos, podem utilizar uma bola de design atraente, lisa e agradável ao toque, como a de primeiro preço técnico, por exemplo.

saber-impor-se-grupo-de-seis-voleibol
como escolher a sua bola de voleibol de praia?

2. REGULAR 

Enquanto praticante regular, já deves conhecer bem a prática e ser um praticante sazonal. Estou convencido de que adoras praticar na praia durante o verão, debaixo do sol entre amigos, mas também durante os torneios estivais.

Recomendamos-te que escolhas de uma gama de produtos específicos cosidos à mão.

A primeira coisa que deves fazer para testar a bola é segurá-la e sentires-lhe o toque. Testa-a com pequenos passes e manchetes.

A tua bola deve ser agradável ao toque, não deve deslizar e deve ter um aspeto mais resistente em termos de acabamento.

Também podes verificar a pressão, pedindo ajuda a um assistente na loja. A pressão deve ser de 0,25 bars. Se a bola estiver demasiado cheia, não será tão confortável.

3. EXPERIENTE 

Se te consideras um praticante experiente, é porque praticas voleibol de praia durante todo o ano, com quaisquer condições meteorológicas, e sabes perfeitamente do que precisas.

Podes assim ir diretamente às bolas de gama alta validadas pela Federação Internacional (FIVB).

Ainda assim, aconselho-te a segurá-las e testá-las com simples gestos técnicos:

- Preensão, aderência, toque de bola, pressão (enchimento)

- Podes verificar a esfericidade, atirando-a ao ar e girando-a (é muito importante)! A bola deve girar corretamente e manter uma trajetória a direito.

- Também podes bater com a bola no chão para verificar a reação, ou seja, os ressaltos, a trajetória e a sensação de bater com a mão na bola.

como escolher a sua bola de voleibol de praia?

Agora que encontraste a bola ideal, adaptada à tua prática e ao teu nível, queremos ver-te na praia para um pequeno torneio de voleibol de praia neste verão!

 

 

como escolher a sua bola de voleibol de praia?

CÉLINE

APAIXONADA E PRATICANTE DE VOLEIBOL DE PRAIA.