A melhor forma de se hidratar é beber água. Contudo, em função das suas atividades, da intensidade, do ambiente… Não perde apenas água. Transpira, o que causa uma perda de minerais (sobretudo de sódio).
Para além da hidratação, a atividade física requer igualmente uma grande quantidade de energia. As bebidas de esforço proporcionam um fornecimento contínuo de hidratos de carbono e retardam, assim, a diminuição das reservas energéticas e, desse modo, o aparecimento da fadiga.
O impacto destas bebidas será mais ou menos benéfico, em função da sua composição e do efeito desejado (hidratação/energia fornecida).
- Água : Permite hidratar
- Hidratos de carbono: Mistura de hidratos de carbono que combina glucose e frutose para fornecer energia
- Vitaminas B1, B2, B6: Favorece a assimilação de hidratos de carbono pelo organismo
- Sódio: melhora a absorção hídrica e compensa as perdas por transpiração
- Potássio: Recomenda-se vivamente o seu consumo em esforços muito prolongados em ambiente quente
- Antioxidantes: Ajudam o organismo a defender-se de determinados resíduos tóxicos produzidos pela atividade das nossas células
Tal como a desidratação, a queda da glicemia e a diminuição das reservas de glicogénio são os fatores limitadores mais significativos durante o esforço muscular. Todos os desportistas devem aprender a compensar as suas perdas durante o esforço, se não quiserem ter uma quebra de desempenho.
ESFORÇOS < A 1 HORA
Em exercícios de menos de uma hora, basta beber água.
Deve hidratar-se previamente, se possível durante e após o esforço. O objetivo é garantir o bom desempenho e recuperação.
ESFORÇOS ENTRE 1 E 3 HORAS
Em esforços de mais de uma hora, aconselha-se o consumo regular de uma bebida à base de carboidratos: entre 150 e 300 ml, de 10 em 10 ou 15 em 15 minutos. Esta bebida deve privilegiar os hidratos de carbono para fornecer energia ao organismo.
-> Pode consumir a bebida isotónica ISO em pó, que contem todos os ingredientes e que é, por isso, ideal para os esforços longos.
-> Pode igualmente consumir bebidas hidratantes ou eletro tabs que lhe irão oferecer vitaminas e minerais sem adição de açúcar. Devem, portanto, ser complementadas com uma barrita e/ou um gel, se o seu esforço ultrapassar 1 hora.
ESFORÇOS > A 3 HORAS
No caso de esforços muito longos ou repetitivos, poderá ter interesse acrescentar potássio pois podem ocorrer perdas deste mineral em esforços longos em ambientes quentes. Será igualmente pertinente consumir antioxidantes (vitaminas B2, C, E e selénio). Estes últimos ajudam o organismo a defender-se de determinados resíduos tóxicos produzidos pela atividade das nossas células.
-> Pode consumir a bebida em pó ISO+ ou as Energy Tabs.
A adição de hidratos de carbono a uma bebida de reidratação permite fornecer aos músculos ativos uma fonte de energia rapidamente utilizável. Esta estratégia permite retardar o aparecimento da fadiga, poupando as reservas hepáticas e musculares de glicogénio.
Ainda assim, uma necessidade demasiado concentrada (hipertónica) irá retardar a rapidez da digestão e, por isso, limitar a reidratação e, possivelmente, dar origem a cólicas ou a azia.
Pelo contrário, uma bebida muito diluída (hipotónica) irá estimular a reidratação em detrimento da absorção dos nutrientes!
Convém, por isso, adaptar a melhor estratégia para favorecer, por um lado, a poupança de reservas de glicogénio, prevenindo também a desidratação. Assim, é altamente recomendável respeitar as dosagens indicadas pelos fabricantes para as bebidas isotónicas, em geral. Não obstante, a composição otimizada da bebida de reidratação é influenciada pelas condições ambientais e aquelas em que o exercício é praticado. Quando se realiza um esforço num ambiente com uma temperatura elevada, a hidratação reveste-se de uma importância primordial para a saúde e a segurança e, por isso, recomendamos a ingestão de uma bebida mais diluída (hipotónica).