COMO ESCOLHER A prancha de FOIL?

Descubre novas sensações na água neste verão! A Decathlon orienta-o a encontrar a prancha ideal com foil com toda a simplicidade.

Planche de foil : comment la choisir ?

Ainda desconhecido do grande público há alguns anos, o Foil rapidamente despertou a curiosidade dos entusiastas dos desportos aquáticos. Com equipamento único e sua capacidade de fazer os praticantes voarem acima da superfície do mar ou do oceano, o foil conta com sucesso crescente nas costas francesas. Se desejas investir no teu equipamento de Foil, explicamos tudo neste conselho. Vamos lá escolher o equipamento com critérios e encontrar rapidamente o modelo ideal para atender todas as expectativas.

Planche de foil : comment la choisir ?

COMO FUNCIONA UM foil?

A forma particular do foil foi projetada com o objetivo de minimizar o atrito da prancha na água. Assim, beneficia de deslize excepcional graças a um ganho de velocidade rápida e otimizada.

Este último permite que o foil crie sustentação na parte das asas para levantar a prancha acima da superfície da água. Particularmente impressionante de se observar, este fenômeno é explicado pela transmissão de uma elevação hidrodinâmica da água no suporte.

HIDROFOIL DE SUPERFÍCIE: A ORIGEM DE UM NOVO desporto

Quando foi inventado, o hidrofoil consistia num foil de escada. No entanto, os múltiplos atritos devido aos seus planos sobrepostos não permitiam uma velocidade tão relevante como nos modelos atuais. Além disso, o hidrofoil de área variável, devido ao seu formato, envolvia uma construção complexa e difícil de oferecer em maior escala.

As inovações feitas ao longo dos anos para superar estes problemas, no entanto, deram origem aos Foils como os conhecemos hoje, bem como o seu formidável desempenho na água.

Planche de foil : comment la choisir ?
Planche de foil : comment la choisir ?

Foil DE SUPERFÍCIE FIXA SUBMERSA: SENSAÇÕES INCOMPARÁVEIS NA ÁGUA

Este tipo de foil, ou hidrofoil, é mais frequentemente caracterizado por uma forma de T invertido sob a prancha. Este design específico garante uma relação ideal de elevação e velocidade em uso.

Com algum treino e equilíbrio rigorosos, preserva a capacidade de manter a prancha de SUP fora da superfície da água e das ondas. Desta forma, mantém a velocidade para sensações únicas que não poderá prescindir neste verão!

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE SUP FOIL E WING FOIL?

Inspirado no kitesurf, o wing foiling consiste em praticar foil mantendo as mãos numa vela usando alças ou um fúrcula em forma de gota. O leash liga-te à sua vela durante toda a sessão. Colocar a vela contra o vento permite ganhar mais velocidade para realizar certos truques no ar.

O SUP Foil, por outro lado, corresponde à prática mais clássica desta modalidade. É descrito com uma prancha fixada ao foil, elétrica ou não, que permite desfrutar de uma estabilidade ideal uma vez no mar ou no oceano. Dependendo do modelo, esta prancha de Stand Up Paddle pode ser mais comprida ou mais curta que uma prancha de surf e ligeiramente mais grossa para facilitar a gestão do equilíbrio e dos movimentos.

Planche de foil : comment la choisir ?
Planche de foil : comment la choisir ?

O QUE É o foil ELÉTRICo (E-FOIL)?

Com uma bateria elétrica potente, o E-foil permite controlar totalmente as acelerações e travagens graças a um controlo remoto. Quando parte de um barco ou pontão onde a profundidade da água é suficientemente profunda, tudo o que precisa é de uma simples manipulação para começar e descobrir as alegrias deste desporto híbrido.

O Foil elétrico também é prático quando se cai na água. O E-Foil pára quando solta o botão no controlo remoto e impede que o foil continue deslizando para longe.

ESCOLHA pranchas de FOIL DE ACORDO COM O SEU NÍVEL

É importante ter em consideração o nível de prática e a facilidade na água na quando considerar escolher uma prancha de foi ou E-Foil.

Na realidade, tal como muitos desportos aquáticos, e como mencionado acima, o formato da prancha afeta diretamente a capacidade de manter o equilíbrio. Por isso, apresentamos as pranchas mais adequadas, tendo em conta se se trata de um iniciante ou um especialista.

Planche de foil : comment la choisir ?

COMO ESCOLHER A prancha FOIL DE ACORDO COM A SUA MORFOLOGIA?

Se a escolha do foil ou prancha de foil elétrico deve ter em consideração o nível de prática, deve também ser adaptado à morfologia. De facto, o peso e tamanho são critérios essenciais para escolher uma prancha na qual possa encontrar rapidamente estabilidade e equilíbrio natural.

Embora se sinta confortável na prática de desportos aquáticos, será por isso aconselhável escolher uma prancha ligeiramente maior do que o tamanho normal. Se optar por uma prancha de surf foil, o tamanho de 5”8 é o padrão para a iniciação. No entanto, e dependendo da morfologia, um comprimento maior ou menor pode ser mais adequado.

O mesmo é verdade se quiser evoluir para equipamentos especializados. Embora certos padrões se possam aplicar à maioria das pessoas, a altura e o peso podem exigir uma prancha que varia em comprimento e largura.

Para garantir que tem um equipamento que atende a todos os requisitos, mas também às suas necessidades, o melhor é ir à loja para comparar os diferentes modelos de pranchas disponíveis. Nossas equipas apaixonadas poderão orientar, explicando como escolher a prancha de foil e direcionando-o para equipamentos cujo tamanho corresponda à sua morfologia e nível.

Planche de foil : comment la choisir ?

ESCOLHA UMA prancha COM UM foil PERFEITAMENTE ADAPTADo

Quando escolhe a prancha, é necessário equipá-la com um foil de alto desempenho.

Para isso, as diferentes características deste último devem ser comparadas para garantir um modelo perfeitamente compatível com suas expectativas e nível.

Planche de foil : comment la choisir ?

mastro

Um mastro curto de cerca de 70 cm permite-lhe começar mais facilmente quando se está a tentar familiarizar com as sensações de uma prancha de foil. No entanto, equipamentos deste tamanho limitarão rapidamente possibilidades quando se sentir mais confortável na prática.

Se deseja um mastro mais escalável para apoiar seu aprendizado, será preferível uma altura de 80 cm. Após um manuseio um pouco mais complexo, você poderá aproveitar mais o foil na água e experimentar novas manobras.

Planche de foil : comment la choisir ?
Planche de foil : comment la choisir ?

winglets

Localizadas na frente do foil, as winglets contribuem para a elevação e estabilidade do foil. Ao escolher winglets com uma pequena área de superfície, beneficia de uma prancha muito reactiva e manobrável.

No entanto, será mais difícil encontrar o equilíbrio se não tiver experiência. Como indicação, a superfície desta parte do Foil é geralmente entre 1.500 e 2.500 cm².

estabilizador

Esta é a asa traseira do foil. Quando tiver dominado como um foil e as winglets funcionam, é mais fácil escolher o tamanho da superfície do estabilizador. De facto, este último atende às mesmas regras de manobrabilidade e estabilidade que o equivalente dianteiro.

Se os iniciantes tiverem que privilegiar uma superfície maior, os praticantes experientes também podem optar por um tamanho reduzido nesta parte do foil.

Planche de foil : comment la choisir ?
Planche de foil : comment la choisir ?

fuselagem

A fuselagem mantém os diferentes elementos do foil juntos e pode ser mais longo ou mais curto, dependendo do modelo. No primeiro caso, ajuda a fornecer equipamentos responsivos e fáceis de manobrar.

No segundo, permitirá reduzir consideravelmente o efeito de arremesso sentido quando uma onda passa sob sua prancha.

QUE CRITÉRIOS PARA O CONFORTO DE NAVEGAÇÃO?

Entender como escolher a prancha de foil e as características específicas deste desporto único não impede que pense no conforto e suporte na água. No mar ou no oceano, pode escolher um modelo de prancha foil com straps/ fixações. Seja um acessório em linha com 2 straps/ fixações ou um acessório em forma de V com 3 straps/ fixações, certamente posicionará pés da maneira correta e manterá no lugar com mais facilidade. Este acessório também dará a oportunidade de controlar melhor a prancha durante cada uma de suas sessões. Além disso, pode encontrar modelos livres ​​para se libertar facilmente da prancha em caso de queda.

Seja qual for o nível ou os desejos, o foil garante-lhe em todos os casos uma experiência única de desporto aquático. Ao treinar, ganhará autoconfiança para transformar a costa maritima ou do oceano em um formidável playground graças a esta prática!