Bússola com Placa para Corrida de Orientação e Caminhada decathlon

Orientação: como escolher a bússola?

Como escolher a bússola de orientação? Estas são as nossas dicas sobre como escolher a bússola de caminhada ou de corrida de orientação.

Em caminhadas, em corridas de orientação ou em BTT de orientação, a bússola é muitas vezes o parceiro indispensável para as tuas fugas na natureza. Mas, consoante a atividade e o nível, as necessidades podem variar.

Quais são as vantagens e as diferenças de cada tipo de bússola e como escolher uma bússola adequada à atividade praticada? Para responder a estas perguntas, fomos conhecer a Louise, chefe de produto na Geonaute e praticante de corrida de orientação há 8 anos.

mulher a correr na floresta

Qual a atividade praticada?

A bússola não será usada da mesma forma quando se desfruta da descoberta e das caminhadas na natureza e quando se tenta ganhar uns segundos preciosos em competição de corrida de orientação.

Então, para melhor ajuda na escolha da bússola, começamos por apresentar as diferenças práticas quanto à orientação.

Se precisas de uma bússola para sessões de marcha, caminhadas ou trekking, ou se praticas caminhada de orientação, uma bússola compacta ou uma bússola com placa, fáceis de transportar, permitirão encontrar o rumo de forma fácil e rápida.

És principiante em corrida de orientação e estás a descobrir como ler mapas e tirar azimutes? As bússolas com placa, com um grau mais ou menos elevado de informação, acompanhar-te-ão enquanto progrides.

Por último, se procuras performance, tens duas opções: As bússolas de polegar, com a sua agulha rápida e estável e a sua forma em placa ergonómica, permitem uma orientação durante o movimento da corrida e, portanto, poupar tempo. Por sua vez, as bússolas com mira são concebidas para proporcionar precisão máxima em percursos ou ambientes especialmente complexos.

Bússola de Mosquetão para Orientação Compact 50 Geonaute decathlon

A bússola compacta

Pequena, muitas vezes com várias ferramentas e fácil de prender ao equipamento, tem a vantagem de estar sempre ao teu lado para indicar o norte com facilidade.

“Em passeios, em caminhadas ou mesmo em raides multidesportos: os utilizadores procuram a faceta compacta e instantânea destas bússolas para encontrar facilmente o norte: têm-na sempre à mão. E dá sempre jeito ter, por exemplo, um apito quando se está no meio da natureza. Possuem um sistema de fixação rápida para as prender à cintura ou pendurar na mochila.”

BÚSSOLA GEONAUTE BEGIN 100 PE19

A bússola de placa

Para descobrir os mapas, os azimutes e a corrida de orientação. A placa transparente fornece todas as informações necessárias para a leitura de mapas, a definição do trajeto e a determinação de azimutes.

“Para quem se inicia na corrida de orientação, não vale a pena arranjar logo uma bússola de polegar: uma bússola com placa será mais do que suficiente. Estas bússolas estão inscritas numa placa rasa transparente, o que é uma mais-valia para determinar azimutes. Pousa-se a bússola no mapa e tem-se todas as informações na cápsula para fazer o azimute.Toma-nos tempo, pois temos de parar. O círculo e o triângulo permitem desenhar no mapa etapas, pontos de apoio, antes de iniciar a corrida: às vezes há obstáculos, é preciso evitar uma floresta densa, uma vedação...”

Para além do orçamento, o nível do praticante e os seus objetivos também são elementos a ter em conta na escolha da bússola:

Os modelos para iniciação, do tipo Begin 100, fornecem as informações essenciais, assegurando ainda facilidade de leitura da bússola: linha de mira, régua graduada de 5 cm, limbo rotativo para os azimutes, círculo e triângulo para marcar o percurso no mapa...

As bússolas mais avançadas, como a Explo 500, fornecem informações mais precisas para desenhar o percurso e realizar medições e azimutes no mapa, tanto em orientação como em caminhada.

Bússola de Polegar Esquerdo para Corrida de Orientação Racer 500 Geonaute

A bússola de polegar

Para quem tem sempre em mente realizar bons tempos nas suas corridas de orientação, esta bússola ergonómica e reativa permite orientar-se em movimento.

“Com a bússola de polegar, vou poder ler o meu mapa e a minha bússola simultaneamente e vou poder correr com ela. Graças à sua forma, posso transportá-la no polegar e correr sem ser incomodada por um fio. A agulha e a forma da cápsula foram concebidas para sermos muito mais rápidos, pois olhamos para a bússola enquanto corremos. E a natureza ergonómica da placa permite ler o mapa simultaneamente.”

É, portanto, uma bússola adaptada às performances... e às preferências de quem a usa:

“Atualmente disponível em dois modelos: um para o polegar esquerdo e um para o polegar direito. De um modo geral, vai corresponder ao lado inverso do lado dominante. Tendes a preferir deixar a mão dominante livre enquanto corres, por questões de equilíbrio e para afastar a vegetação, e a transportar o mapa e a bússola na outra mão.”

Para além disso, a bússola de polegar também é prática quando tens as duas mãos ocupadas!

Bússola com Mira de Orientação Explorer 900

A bússola com mira

Para quem prefere precisão a rapidez. Com o seu espelho e a sua mira, esta bússola ajuda o praticante a orientar-se em mapas complexos e em relação a pontos de referência distantes.

“A bússola com mira é pensada para trabalhar com um mapa, tal como a bússola com placa, mas procura-se maior precisão. Como os escuteiros ou os militares, que praticam muito este exercício, o objetivo é orientar-se no meio da natureza graças à mira, recorrendo a elementos do meio ambiente.”

Então, como utilizar o espelho e a linha de mira da bússola? 

“Abrindo a tampa, o espelho e a mira servem para determinar os azimutes com extrema precisão e recorrendo aos elementos da natureza: fazes pontaria e observas a bússola ao mesmo tempo, graças ao espelho.”

Portanto, uma bússola que proporciona maior precisão, mesmo à distância:

“A vantagem em relação à bússola com placa é a possibilidade de fazer pontaria a pontos precisos e distantes do meio envolvente. Não se procura realizar bons tempos, mas executar uma orientação e um trabalho precisos com base no mapa e no meio envolvente. Com uma bússola clássica, quanto mais longe do ponto de referência procurares, menor a precisão. A mira garante maior precisão com elementos distantes.”

Alguns detalhes sobre a precisão

Quando falamos de informações e de precisão numa bússola, os termos podem ser uma novidade. Mas garantimos que todas as bússolas indicam o norte da mesma forma!

“A agulha é igualmente precisa em todas as bússolas. É o tipo de informações disponíveis na bússola que varia. Quanto maior o nível, mais complexo será o mapa e mais elevado será o nível da bússola para atender a esta necessidade de precisão.”

É, portanto, na cápsula e na placa da bússola que a precisão e as informações variam:

“Uma bússola de nível 100 fornece as informações necessárias para compreender e descobrir o funcionamento de um mapa e de uma bússola. O nível 500 proporciona maior precisão. Adapta-se a percursos mais complexos, permite usar a escala do mapa… É pensado para permitir a leitura do mapa e da bússola ao mesmo tempo. Numa bússola de nível 900, a cápsula irá exibir menos informações, porque o objetivo é ir o mais rapidamente possível e, portanto, conseguir ler rapidamente a bússola. O nível 500 mostra mais informações porque precisamos de pensar mais.”

Bússola com Placa para Corrida de Orientação e Caminhada
praticante de corrida de orientação

Maxence

Praticante e entusiasta de corrida de orientação

Vá para o terreno para uma sessão de orientação!

Conselhos que poderão interessar: 

Benefícios da corrida de orientação decathlon

Os benefícios da Corrida de Orientação

Correr usando a cabeça, diz-te algo? Conhece os benefícios da corrida de orientação, tanto para o corpo como para a mente.