cc bola de squash

Como escolher a bola de squash ?

A escolha de uma bola de squash pode por vezes revelar-se difícil. Descubra como escolher a sua bola graças a este guia muito simples! 

Existem 5 tipos de bolas identificáveis através da cor do ponto que contêm.
A escolha da bola é feita também em função da temperatura ambiente do local de prática.

Qual a cor de bola de squash que devo escolher?

A bola de squash azul (ponto azul) é usada muitas vezes quando se inicia a prática de squash (iniciação): ressalta muito facilmente e permite assim realizar as primeiras pancadas com a raquete sem dificuldades de maior. Além disso, não necessita de pré-aquecimento para beneficiar do ressalto.

A bola de squash com ponto vermelho e a bola com ponto branco são ideais para os jogadores que se iniciam no squash (principiante): o ressalto é fácil e permitem obter trocas desportivas e lúdicas logo nos primeiros jogos.

Precisam de algumas pancadas para aquecer a bola mas este processo é muito rápido para beneficiar das melhores capacidades da bola. Pode também progredir com as bolas antes de avançar para as bolas com pontos amarelos.

Nota: a bola com ponto branco tem um ressalto inferior à bola com ponto vermelho, logo, as trocas tendem a acelerar com a bola com ponto branco.

A bola de squash com ponto amarelo destina-se a jogadores de nível intermédio; o seu ressalto é bastante baixo, ressalta menos do que as anteriores e precisa de um período de aquecimento de vários minutos para a preparar.Com esta bola, pode aperfeiçoar os seus movimentos e trajetórias: o jogo será mais rápido pois o ressalto é mais fraco, é necessário ser reativo para a devolver.

A bola de squash com dois pontos amarelos destina-se aos jogadores experientes, é aliás a bola oficial dos torneios de squash. O ressalto é muito baixo, logo, o jogo terá uma velocidade máxima, é necessário ser explosivo para a devolver. Precisa de um período de aquecimento de 5 a 10 minutos para atingir as suas capacidades de jogo no máximo.

A bola de squash e a temperatura dos locais de prática

O calor e o frio influenciam consideravelmente os desempenhos da bola. 
Quando está frio, as bolas vão aquecer mais lentamente e os ressaltos serão menos altos para todos os tipos de bolas. 
Não estranhe, certamente, terá de usar uma bola azul ou vermelha em caso de temperaturas muito frias. 

Por outro lado, quanto mais calor estiver, maiores serão os ressaltos - pode então reduzir este efeito usando uma bola de ressalto fraco como a de ponto amarelo ou dois pontos amarelos.

Como identificar uma bola desgastada?

As bolas de squash novas têm um aspeto mate e rugoso.

Consoante o local de prática, a corda ou as pancadas efetuadas, a bola pode deteriorar-se de forma relativamente rápida. Quando verificar marcas como pequenos golpes ou um aspeto brilhante na bola, é altura de trocar a bola de squash.

Pode, mesmo assim, continuar a usá-la mas o ressalto vai alterar-se, a bola vai dissolver-se e vai fazer com que deslize no piso ou nas paredes, transformando a sua trajetória.

No limite vai acabar por "rasgar".

Outros conselhos de squash

SQUASH

Descobrir o squash

Um desporto que faz esquecer tudo é um desporto valioso. O squash é um desses desportos e, ao contrário da crença comum, é acessível à maioria!
teasing test squash

A Sara experimentou o squash e adorou!

“Vais ver, a bola volta sempre aos pés, não é preciso correr atrás da bola no campo todo. E as regras acabam por ser muito pouco restritivas”. Visto assim, fiquei muito tentado a experimentar o squash.
benefícios do squash

Os benefícios do squash

Desporto físico e tático, o squash é uma fonte inesgotável de benefícios. Eis os poderes mágicos de jogo em que o tempo é bem passado.