Como escolher a bola de andebol?

A bola é o elemento indispensável para completar o seu equipamento de andebol. É por isso que a Decathlon o/a aconselha sobre como escolher a bola certa.

bolas de andebol

NORMALMENTE, OS JOGADORES DE ANDEBOL FEDERADOS USAM AS BOLAS FORNECIDAS PELOS RESPETIVOS CLUBES. MAS SE QUISERES TREINAR COM MAIOR FREQUÊNCIA OU SE GOSTAS DE JOGAR ANDEBOL COM OS SEUS AMIGOS POR LAZER, ENCONTRAR A BOLA CERTA É INDISPENSÁVEL PARA COMPLETAR O TEU EQUIPAMENTO DE ANDEBOL.

Como escolher a bola de andebol?

O tamanho da bola de andebol

O tamanho da bola é o primeiro critério a considerar no momento da compra. De facto, no andebol, a bola deve ser escolhida em função da idade dos jogadores e do nível de prática. Identificamos quatro tamanhos diferentes:

TAMANHO 01
Uma bola deste tamanho é ideal para as equipas masculinas de juniores até 12 anos e femininas até 14 anos. Carateriza-se por uma circunferência de 50 a 52 cm e peso de 290 a 330 gramas.

TAMANHO 00
Esta bola destina-se às crianças com menos de 8 anos.

TAMANHO 02
Esta bola mede entre 54 e 56 cm de circunferência e pesa entre 325 e 375 gramas. É utilizada pelas equipas femininas a partir dos 14 anos e pelas equipas masculinas de 12 a 16 anos.

TAMANHO 03
É o tamanho oficial para as equipas masculinas adultas. Esta bola tem uma circunferência de 58 a 60 cm e peso de 425 a 475 gramas

bolas de andebol

Composição da bola de andebol

Além do tamanho, a composição da bola de andebol é importante. De facto, durante um jogo de andebol, a bola é submetida a uma prova dura. Deve conseguir resistir a impactos relativamente violentos, para ser durável. Uma bola de andebol é constituída por três partes: os painéis, as camadas de laminação e a câmara-de-ar. Os painéis são 32. São geralmente hexagonais, mas podem também ser pentagonais, tendo como vantagem limitar os fios. Os painéis são normalmente cosidos à mão. Uma bola de andebol deve obrigatoriamente ter um revestimento que não seja brilhante nem escorregadio: o revestimento também pode ser em couro ou material sintético. Uma bola de andebol é também composta por duas, três ou quatro camadas de laminação. As camadas em poliéster estão presentes em todas as bolas de gama alta. Um revestimento em borracha garante uma excelente resistência, enquanto um revestimento em PU (elastómero de poliuretano) distingue-se por uma duração mais longa e um toque mais agradável. Mantém-se também mais suave, mesmo nos pavilhões mais frios. Um revestimento em TPU (elastómero de poliuretano termoplástico) e em espuma é apreciado pela flexibilidade garantida. A câmara-de-ar pode ser em látex ou em butilo. Uma câmara-de-ar em látex tem a vantagem de ser menos cara e natural, mas pode ter tendência a esvaziar, o que modifica a trajetória da bola. Uma câmara-de-ar em butilo garante uma ótima manutenção da pressão. 

bolas de andebol

Conteúdo relacionado