escolher a boia

COMO ESCOLHER A BOIA?

Existem boias de vários formatos. Através deste conselho, saiba como escolher a boia mais adequada ao seu tipo de pesca.

Quer se trate de pesca em água salgada ou em água doce, da pesca de predadores ou de peixes de carne branca, a escolha da boia depende sobretudo da força da corrente.

A FORÇA DA CORRENTE

avec_courant.png

Com corrente

Em rio, ribeira ou mar agitado, a escolha da boia deve recair num corpo robusto para maior resistência na água.

sans_courant.png

Sem corrente

Seja em barragem, lago ou mar, a escolha da boia deve recair num corpo oblongo para maior sensibilidade.

OS DIFERENTES TIPOS DE BOIA

A escolha da boia faz-se também pela prática.

Pesca à inglesa: As boias com corpo tipo caneta são as mais adequadas à pesca de curta distância, enquanto as boias robustas se adequam mais a pescas de longa distância. Algumas boias são vendidas com pré-lastro modulável para se adaptarem mais facilmente à configuração dos locais de pesca.

Pesca direta: Uma boia com antena fina é mais sensível mas menos visível do que uma boia com antena larga.

Pesca de predadores / pesca no mar: Para as boias de correr, deverá utilizar um “bloqueador de boia” ou um “stop” para regular a profundidade da sua montagem. Certifique-se de que o “stop” se encontra suficientemente largo para bloquear a subida da boia.

RECOMENDAMOS-LHE IGUALMENTE OS NOSSOS CONSELHOS:

FAZER NÓS DE PESCA

FAZER NÓS DE PESCA

Os nós de pesca ocupam um lugar importante na panóplia de elementos que o praticante de pesca deve ter em conta, pois são fundamentais durante as pescarias.
pesca inglesa

INICIAR A PESCA À INGLESA

Símbolo de uma pesca desportiva de precisão, a pesca direta com carreto, dita «à inglesa», permite o contacto com peixes brancos grandes como as bremas, as carpas e as pardelhas, geralmente fora do alcance de uma cana grande.
iniciar-se na pesca direta

COMO INICIAR-SE NA PRÁTICA DA PESCA DIRETA?

Uma cana, uma linha, uma boia ... é o que basta para descobrir os prazeres da pesca direta. Ideal para iniciar, esta técnica não é menos entusiasmante do que as outras e permite fazer pescarias sensacionais com vários tipos de peixes (pardelhas, alburnos, gorazes...) ao longo de todo o ano.
Engodar na pesca direta

COMO ENGODAR DE ACORDO COM O LOCAL DE PESCA?

Por vezes, é difícil prever o resultado do lançamento de uma bola de engodo. Eis alguns esquemas e explicações que, esperamos, o ajudarão a perceber como otimizar o seu engodo e conseguir mais mordidas.