COMO DISTRIBUir ADEQUADAMENTE A CARGA NA tUA MOCHILA?

Reuniste todo o equipamento para a caminhada, mas quando chega a hora de fazer a mochila, ficas na dúvida sobre que equipamento deves guardar primeiro e como otimizar o espaço?
Nós ajudamos-te!

Como distribuir adequadamente a carga na mochila - título

ENCONTRAR O EQUILÍBRIO CERTO

Os praticantes de caminhada sabem-no bem: preparar a mochila não é fácil!

Para acampar ou caminhar durante vários dias, recomendamos uma mochila de 40 ou 50 litros.
Após uma seleção rigorosa do equipamento a levar, chega o momento de escolher a melhor distribuição. Para este efeito, uma missão: garantir um bom equilíbrio da carga.

Se a mochila pender de um lado, o corpo estará a forçar-se e a cansar-se inutilmente para compensar este desequilíbrio. Aumenta também o risco de queda, tanto a subir como a descer. 
É igualmente importante conseguir uma carga compacta que evite o deslocamento dos produtos no seu interior que possam causar desequilíbrio e provocar uma queda.

O SEGREDO DE UMA mochila organizada

NO FUNDO DA MOCHILA
- Coloca o equipamento de dormir (saco-cama, colchão). Guarda a bolsa de água ao longo das costas. A muda de calçado pode ocupar o bolso separador no fundo da mochila.

A MEIO DA MOCHILA
- Guarda a tenda (verticalmente), o fogareiro, a marmita e a alimentação. Tudo deve ficar posicionado o mais próximo possível da coluna vertebral.
Se não houver espaço suficiente para a tenda, e se esta for leve, podes fixá-la ao fundo da mochila, usando as fivelas exteriores.
Se a mochila estiver equipada com correias em cima e em baixo, podes optar por fixar aí a tenda e ganhar espaço no interior.

NO CIMO DA MOCHILA
- Mantém o polar, o casaco impermeável e o estojo de higiene à mão. A colchonete guarda-se sob a aba ou abaixo da mochila, usando as fivelas exteriores.

NOS ESPAÇOS VAZIOS
- Podes colocar a roupa de caminhada. Desta forma evitas que o equipamento se move dentro da mochila.

NOS DIVERSOS BOLSOS DA MOCHILA
- Podes guardar o protetor solar, mapas, bússola e óculos de sol. As barras de cereais ou a máquina fotográfica podem ser colocados no bolso de cintura, para um acesso mais rápido. 
Os bastões de caminhada devem ser arrumados no exterior da mochila, na vertical.

sugestão IMPORTANTE!

Costumas fazer caminhadas em grupo? Porque não partilhar o equipamento entre todos e distribuir a carga?

COMO DISTRIBUÍRES ADEQUADAMENTE A CARGA NA TUA MOCHILA?

AJUSTar A MOCHILA

Última etapa: fazer a regulação personalizada e correta da mochila.
Primeiro, antes de a colocares, deves regular a altura nas costas. Depois, quando já a tiveres sobre os ombros, regula primeiro a cintura, depois as alças e, por fim, o aperto da presilha de carga.

OUTROS CONSELHOS PARA UMA BOA CAMINHADA? É POR AQUI!