CAMINHADA NA NEVE: BOTAS OU CALÇADO DE CANO BAIXO?

Condições meteorológicas, dificuldades de percurso, estado da neve, tantos fatores a ter em conta para se calçar corretamente para uma caminhada na neve. Explicamos-lhe tudo para se sentir bem no seu calçado!

SNOW1

Bem calçados, vamos mais longe… A escolha do calçado é primordial durante a prática de caminhada, particularmente com neve. Calor, conforto, impermeabilidade, aderência permitem-lhe esquecer os pés e apenas aproveitar o passeio! Siga o nosso guia para escolher entre botas ou galochas.

A escolha entre botas e galochas depende do conforto, do desempenho, mas também do terreno e do tipo de caminhada que irá praticar. Pequeno resumo dos pontos fortes de cada um.

SABIA QUE??

Quando está frio, o corpo protege em primeiro lugar os órgãos vitais como o coração ou o cérebro. O sangue é encaminhado para estas partes em detrimento de todas as outras. Assim, as outras zonas, como os pés ou as mãos recebem menos sangue. Para além que o corpo, para manter o calor, aperta as artérias mais próximas da pele (é o que se chama a vasoconstrição): o sangue tem assim menos contacto com o exterior e conserva mais facilmente a sua temperatura.

 

Cabe-lhe a si proteger as suas mãos e os seus pés quando está frio, equipando-se com o material adaptado. Cubra também a cabeça, caso contrário arrisca-se a perder o calor produzido pelo corpo para proteger o cérebro, e assim arrefecer mais rapidamente.

BOTAS OU GALOCHAS:QUAL É A DIFERENÇA?

BOTAS OU GALOCHAS:CONFORTO E DESEMPENHO

Quer opte por umas botas  ou por umas galochas para as suas caminhadas no inverno, deve assegurar-se que são quentes, impermeáveis, que oferecem uma boa aderência e que mantêm corretamente o pé e o tornozelo.

dEVE GARANTIR QUE OFERECEM TAMBÉM:

APOIO:

Quer use galochas ou botas, o importante é o suporte que proporcionam. No entanto o nível de suporte pode variar em função do esforço empregue, do tempo de marcha , do tipo de caminhada ou do terreno. As botas  sustentam bem o pé e o tornozelo, oferecendo um suporte maior, desde a parte superior do tornozelo (Mid) até ao início da barriga da perna (High). É mais leve e proporcionam maior comodidade. Equipado com atacadores ou ganchos permitem o ajuste para um melhor suporte.   Globalmente o suporte do pé nas galochas  é menor e não apertam o tornozelo, mas têm maior cobertura.

ADERÊNCIA:

Quando caminha no inverno, qualquer que seja o tipo de terreno, a aderência é importante. A tração do calçado sustenta-o durante o esforço e impede-o de escorregar. Certifique-se que as botas ou as galochas têm uma sola com uma estrutura adaptada e entalhes com tamanho suficiente (cerca de 5 mm no mínimo).   As botas e as galochas podem oferecer ambos uma boa aderência, mas na Quechua, são as botas  que vem sistematicamente equipado com entalhes, com a tecnologia Snowcontact ®. A sua maneabilidade facilita também uma boa tração.

Escolher entre botas ou calçado baixo para caminhada na neve: os conselhos decathlon

O NOSSO CONSELHO

Um par de bastões permite-lhe um melhor equilíbrio e segurança num solo escorregadio. Para a caminhada na neve, escolha uns bastões com anilhas para não se enterrar na neve!

CALÇAR-SE EM FUNÇÃO DO TERRENO

Vai realizar uma caminhada num caminho sinalizado, com neve compacta ou pouco profunda? Num terreno acidentado, sinuoso ou inclinado, as botas proporcionam uma maior liberdade de movimentos. E uma boa tração em caso de neve gelada, para uma segurança máxima.Se para si a caminhada é praticada preferencialmente em terreno plano, a galocha  também se adapta perfeitamente, e é a melhor aliado para os mais friorentos.

Escolher entre botas ou calçado baixo para caminhada na neve: os conselhos decathlon







Se a neve estiver realmente alta e que tem medo de ficar molhado, utilize umas polainas para impedir que a neve entre no interior do calçado!

Escolher entre botas ou calçado baixo para caminhada na neve: os conselhos decathlon







A meteorologia prevê 30 cm de neve solta e fresca durante a noite? Prepare as suas galochas! São ideais para caminhar numa neve mais profunda, proporcionando proteção e calor para as suas caminhadas mais curtas (menos de 3 horas por exemplo). Serão perfeitas se decidir descer em trenó com as crianças.

Escolher entre botas ou calçado baixo para caminhada na neve: os conselhos decathlon







Pelo contrário se decidir percorrer as encostas cobertas de neve com raquetes, deve privilegiar as botas. As galochas não são indicadas para utilizar com raquetes de neve.

GALOCHAS OU BOTAS EM  FUNÇÃO DO TIPO DE CAMINHADA

Em função do seu nível desportivo, experiência, itinerário previsto, fisiologia, condições meteorológicas ou das pessoas que o acompanham, escolha o calçado de forma adequada!

O NOSSO CONSELHO

Quer use umas galochas ou botas, a escolha das meias é muito importante. Devem ser: - Adaptadas à meteorologia (quentes ou mais respiráveis) todas são respiráveis, mas algumas são mais quentes do que outras - Adaptadas à altura das botas  ou das galochas: nada pior do que uma meia que escorrega e provoca bolhas! - Adaptada às botas ou ás galochas, ou seja mais ou menos grossas para não comprimir o pé e impedir o sangue de circular.

Resumindo, aventure-se e pratique caminhadas na neve! Com galochas ou botas, com bom tempo ou debaixo de neve, com crianças ou em modo desportivo....apodere-se da natureza para arejar e respirar tranquilidade.

Descubra a caminhada na neve com a Quechua by Decathlon

JESSICA

Equipa de comunicação Quechua   Apaixonada pela montanha, amante de caminhada com e sem raquetes, entusiasta dos grandes espaços abertos, lagos e montanhas, praticante de escalada.

RECOMENDAMOS TAMBÉM OS NOSSOS OUTROS CONSELHOS