WEB_dsk,mob,tab_sadvi_int_TCI_2018_URBAN CYCLING[8513661]conselho bicicleta cidade frio

Andar de bicicleta na cidade: o inverno não o travará!

Para se deslocar até ao escritório, ir às compras ou, simplesmente, para passear, optou pela bicicleta! Felicitamos-lhe pela sua escolha! Com o inverno a aproximar-se, adote os procedimentos corretos para continuar no mesmo ritmo apesar dos condicionalismos meteorológicos.

WEB_dsk,mob,tab_sadvi_int_TCI_2018_URBAN CYCLING[8513664]conselho bicicleta cidade frio

1. O método das 3 camadas

A descida das temperaturas não deve ser motivo para que deixe de andar de bicicleta! 
Para enfrentar o frio sem preocupações, adote o método das 3 camadas: Uma peça térmica sobre a pele, uma camisola polar como camada intermédia e um casaco corta-vento para completar. O ar quente retido entre as diferentes camadas será uma barreira eficaz contra o frio.

2. Manter as mãos quentes

Com o frio e a velocidade, é frequente ficarmos com os dedos regelados quando pedalamos no inverno. A solução? Um par de luvas de bicicleta! 
Especificamente concebidas para a prática de bicicleta, mantêm as mãos quentes sem gerar incómodo no manuseamento dos travões ou dos manípulos de velocidades.

WEB_dsk,mob,tab_sadvi_int_TCI_2018_URBAN CYCLING[8402992]conselho bicicleta cidade frio

3. O capacete

As perdas de calor ocorrem principalmente ao nível das extremidades do corpo. A solução? Um capacete com proteções contra o frio para tirar o máximo partido da sua volta de bicicleta. Sendo essas proteções amovíveis, poderá removê-las quando as temperaturas forem mais altas. Mas neste inverno, não hesite em completar o seu equipamento com uma faixa de pescoço bem fofa!

4. Não se esqueça de proteger os olhos!

Para proteger os seus olhos das agressões dos elementos naturais, opte por óculos de sol. O supra sumo? Uma fita elástica para evitar perdê-los nas primeiras trepidações!

5. Está a chover? qual é o problema!

A sua arma secreta para as chuvadas intensas? Um poncho impermeável cuidadosamente dobrado na sua mochila. Assim que caírem as primeiras gotas, vista-o facilmente num ápice! Amplo e confortável, este vestuário de recurso permitir-lhe-á continuar a pedalar mesmo com chuva intensa.

6. Observação preventiva

Se sair muito cedo de manhã, a visibilidade não será a melhor, mas esteja bem atento ao piso da estrada para evitar as placas de gelo nas zonas menos expostas ao sol e frequentemente húmidas. Por último, não hesite em evitar as faixas ou vias cicláveis se estas estiverem cobertas de neve e a estrada estiver desimpedida.

7. A travagem no inverno

Chuva, gelo ou neve... Comece a travar 50 metros antes de um obstáculo para evitar qualquer risco de hidroplanagem. E como não é o único a circular na estrada, mantenha a sua distância dos outros utentes da estrada para ter tempo de reagir, mesmo com o piso escorregadio!

8. A pressão dos pneus

O bom reflexo para pedalar na neve? Reduza ligeiramente a pressão dos pneus da sua bicicleta para aumentar a sua aderência! Uma boa dica, não acha?

9. Ver e ser visto!

No inverno, os dias são mais pequenos e a luminosidade ambiente é menor. Uma vez mais, estas condições não serão motivo para o impedir de pedalar! Para se manter visível em todas as condições, use um colete refletor e luzes à frente e atrás. Eficácia garantida!

0000000

10. Mime a sua bicicleta!

No inverno, não descure a manutenção da sua bicicleta! Lubrifique regularmente os cabos de travões, a transmissão e a direção. Aplique também um pouco de lubrificante no seu cadeado para evitar que fique bloqueado após a sua exposição ao gelo. Não se esqueça ainda de guardar a sua bicicleta num local seco e ao abrigo do vento. É o mínimo que pode fazer para retribuir os serviços que esta lhe presta...

Como escolher um porta criança para a bicicleta

Mário gomes

Desportista conselheiro

Tem sugestões, ou necessita de mais conselhos? ~Não hesite em contactar-me!