INICIAR UMA ATIVIDADE DESPORTIVA, COMO COMEÇAR?

Não é nada fácil iniciar uma atividade física quando o seu último contacto com o desporto data dos anos de escola. Nessa altura, traumatizado pelo seu professor de educação física (ou não...), decidiu virar a página desportiva da sua vida pessoal. No entanto, com o tempo, percebeu que o seu fôlego já não era o que era antes, que os passeios de bicicleta de domingo tornavam-se mais difíceis ou ainda que a chegada de um bebé... em suma, entendeu a ideia.

QUE DESPORTO ESCOLHER? COMO NÃO DESMOTIVAR? É MELHOR COMEÇAR A PRATICAR DESPORTO EM CASA OU FREQUENTAR UM GINÁSIO? ELEMENTOS DE RESPOSTA.

número1

OS DESPORTOS GRATUITOS... OU QUASE!

Não é preciso esgotar a carteira quando se inicia um desporto. Uma longa lista de atividades está acessível sem que seja necessário gastar muito. Em primeiro lugar está a caminhada desportiva. Desporto para principiantes por excelência, acessível a todos, não necessita de nenhum material à exceção de um bom par de calçado. Tem imensas virtudes: tonificação dos membros inferiores, fortalecimento dos abdominais, dos músculos dos braços e do coração.

Os mais motivados poderão começar diretamente pela corrida. A prática regular previne das doenças cardiovasculares, diminui os riscos de acidente deste tipo. A corrida tem também a vantagem de dar a conhecer outras paisagens: É por vezes mais agradável arejar a cabeça ao ar livre do que ir ao ginásio. Mas neste ponto, deixamo-lo decidir!

De qualquer forma, não perca de vista que a prática deve ser progressiva, para que o seu corpo possa habituar-se à frequência e à intensidade novas para ele.

 

Para que os efeitos da prática desportiva no seu corpo se multipliquem, é necessário seguir um treino sério: um mínimo de 3 vezes por semana parece ser uma boa frequência. Por outro lado, a alimentação também tem um papel importante nesta transformação. Comer as coisas certas nos momentos certos do dia irá ajudar a capitalizar esforços praticados em ginásios ou ao ar livre. A mudança também começa dentro do prato!

Retomar a atividade desportiva suavemente
número-2

PARA INICIAR UMA ATIVIDADE DESPORTIVA, COMECE PELO DESPORTO EM CASA

Apostamos que o seu apartamento ou casa pode tornar-se no seu local de treino favorito? As vantagens da prática de desporto em casa são muitas: sem pagamento mensal, liberdade de praticar quando quiser, escolha da playlist, proximidade do armário dos doces depois da sessão…   Yoga, exercícios de musculação, método Pilates: a lista de atividades praticáveis em casa é grande e tem muito por onde escolher. Encontrará muitos exercícios/aulas gratuítos disponíveis em Domyos Live. Tenha cuidado com a boa realização dos movimentos, para não se lesionar. É de notar que jogar Fifa na consola de jogos NÃO é considerado fazer desporto em casa.

número-3

OS DESPORTOS MAIS FÁCEIS PARA COMEÇAR

Para praticar desporto não é necessário investir muito em equipamento ou pagar uma mensalidade pesada. Porque é que não pega na sua bicicleta e vai dar um longo passeio? Pode alterar os seus hábitos e ir para o trabalho com a sua fiel amiga de duas rodas (uma bicicleta de livre serviço, se existir na sua cidade, será mais do que suficiente para começar). Os benefícios serão rapidamente visíveis: melhoria do ritmo cardíaco e da circulação sanguínea, tonificação das pernas, melhoria do equilíbrio… Terá apenas uma leve impressão de praticar desporto! Aqui entramos na área do desporto para principiantes, não?   Gostou de andar de bicicleta? Então porque é que não vai um pouco mais além e experimenta o aquabiking? Lúdica e na moda, esta atividade que consiste em mergulhar uma bicicleta estática dentro de uma piscina, tem efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular, para além das pernas: acabou-se o efeito pernas pesadas! E isto tudo quase sem esforço graças à resistência da água.   Se a bicicleta for demasiado, pode praticar natação. É um dos desportos mais completos: Permite trabalho o conjunto do corpo, sem qualquer impacto nas articulações nem nas costas (magia da água, mais uma vez).

número-4

OS DESPORTOS MAIS FREQUENTES?

Com mais de 2 milhões de federados e 18 000 clubes*, o futebol é sem dúvida um dos desportos mais acessíveis do planeta. Existe forçosamente um campo perto da sua casa! Para além dos benefícios para o seu corpo (trabalho do sistema cardiovascular, da musculatura, do equilíbrio, da coordenação…), o futebol também é um desporto de convivio. Atenção, no entanto, aos terceiros meios tempos, mais perigosos para o seu corpo.

O fitness também tem a sua palavra a dizer: encontramos agora ginásios em todas as esquinas, nomeadamente nas médias e grandes cidades. É preciso dizer que os ginásios souberam adaptar-se ao seu público: preços mais competitivos, convivialidade a todos os níveis, enquadramento profissional, grande escolha de atividades… * números da Federação Francesa de Futebol (2017)

Tem agora todas as chaves na mão para iniciar a atividade da sua escolha com tranquilidade. Está a pensar virar-se para onde? Se precisar de conselhos, estamos cá para o ajudar.

Redator Guillaume Dupont

Guillaume

Ténis, corrida, musculação, ciclismo, padel, yoga e muito mais se houver afinidades: sou de experimentar tudo no desporto, desde a minha infância, e não pretendo parar!

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO  

VOLTAR PARA O TOPO