caminhar nas montanhhas Decathlon

9 Dicas para evitar as bolhas 

As bolhas são um problema muito comum entre os praticantes de caminhada! Descobre porque é que as bolhas se desenvolvem e como as evitar! As bolhas aparecem geralmente quando a nossa pele está fragilizada pela fricção, quer seja causada pelas meias, calçado ou por corpos estranhos. A humidade, associada à transpiração ou aos elementos exteriores, também pode ter influência uma vez que enfraquece a pele ficando assim mais vulnerável a esta fricção.

Experimenta bem o calçado antes de comprar ou pelo menos antes de ires caminhar

Quer seja na loja ou em casa, ao receberes a encomenda da compra online, testa e experimenta bem o calçado. Coloca-os à prova em várias situações: a direito, em subida, em descida (as lojas estão muitas vezes equipadas com planos inclinados ou mini percursos que reproduzem diferentes tipos de terreno). Se realizares uma encomenda online, dá uma margem de segurança em termos de prazo para poder efetuares uma eventual troca. Não marques a entrega da tua encomenda para as vésperas da tuas caminhada!

Evita usar o calçado novo num passeio longo, logo na primeira utilização

O calçado novo precisa de se tornar flexível (nomeadamente o calçado em couro) e de se adaptar ao pé. Algumas zonas ainda um pouco rígidas podem provocar fricções no pé e provocar o aparecimento de bolhas. O melhor é ires aumentando progressivamente a duração das tuas caminhadas.

Certifica-te que a sola interior (palmilha) não escorrega

Sobretudo, se acrescentaste outra palmilha para ajustar o teu tamanho ou uma palmilha ortopédica. Algumas são concebidas para um uso mais citadino e são mais polidas, o que pode fazer escorregar o pé dentro do calçado e provocar fricção.

Escolhe umas meias adaptadas à morfologia do teu pé

Verifica o local das costuras, mesmo que possam parecer muito finas, para que não façam fricção ou proporcionar desconforto. Não uses meias com buracos ou muito estragadas pois não protegem corretamente os pés. E, sobretudo, usa meias do tamanho correto
Estes detalhes podem parecer insignificantes mas uma meia mal ajustada pode originar dobras que provocam fricção. Também é importante colocar corretamente a meia no pé (o calcanhar deve ficar coincidente com o calcanhar da meia).

Testa o calçado e as meias

Meias confortáveis num calçado podem tornar-se desconfortáveis noutro calçado. O calçado não é todo concebido da mesma forma: quer seja pelos materiais, o fabrico, as zonas de suporte... e consoante o formato das meias, algumas podem favorecer as fricções.

Aperta o calçado de forma correta

Não apertes demasiado, nem de menos o calçado. O objetivo é proporcionar ao pé um bom suporte sem desconforto. Não hesites em reajustar o aperto em função das tuas sensações ao longo da caminhada, sobretudo em descida. Para mais informação, consulta o nosso artigo:

Escolhe materiais adaptados à estação

No verão, opta por materiais respiráveis tanto para o calçado como para as meias. Porque se um for respirável e o outro não, o efeito não será o esperado.

Mantém os pés limpos e secos

Se sentires o mínimo desconforto devido à presença de algum corpo estranho (pedras, areia, casca...) pára e retira o calçado para remover qualquer elemento. Se caminhares durante vários dias seguidos com o mesmo par de meias, lava-as todos os dias à noite para eliminar a sujidade. Idealmente, leva 2 pares de meias mesmo para curtas caminhadas para poderes trocar de meias se sentires os pés muito húmidos. E lembra-te de retirar a palmilha do calçado durante a noite para secar.

Tome conta de si!

Temos tendência a esquecer, mas o nosso estado de cansaço tem impacto sobre o nosso corpo. A nossa pele fica mais sensível e pode acontecer que com o mesmo calçado e meias, um praticante de caminhada que normalmente não esteja sujeito a ter bolhas, tenha uma reação diferente.
Se, apesar dos nossos conselhos, continuas sujeito ao aparecimento de bolhas, podes igualmente utilizar um creme anti-bolhas que limitam as irritações provocadas pelas fricções. Mas lembra-te de testar sempre o produto antes de iniciar uma longa caminhada! Mergulhar os pés num banho com sumo de limão, permitem tornar a pele mais espessa para que se fragilize menos depressa.
E tu, tens alguma dica anti-bolhas que queiras partilhar?

Descubra os nossos melhores conselhos

Manter-se quente e seco durante a caminhada: a técnica das 3 camadas decathlon

Manter-se quente e seco durante a caminhada: a técnica das 3 camadas

Sabes como te manteres quente e seco? Nós explicamos como!
Como escolher meias de Caminhada decathlon

COMO ESCOLHER AS MEIAS DE CAMINHADA?

Meias de cano baixo, médio ou alto? Mais respiráveis ou mais quentes, etc. Conhece aqui todos os melhores conselhos para escolheres o modelo de meia adequado para ti e para as tuas caminhadas.