5 conselhos para escolher a tua roupa desportiva de tamanho grande

É primordial ter prazer na prática desportiva. O mesmo se aplica à escolha do teu equipamento, que se deve adaptar à tua estrutura ou morfologia.

tamanho grande

Uma estatura grande, um peito generoso, curvas… Quer seja um tamanho A, V, O ou H, cada estrutura tem as suas vantagens e os seus inconvenientes. Não são as curvas que impedem a prática desportiva, o mais complicado é encontrar a roupa desportiva mais adequada, adaptada e colorida. A roupa desportiva é concebida para proporcionar uma liberdade de movimentos e oferecer suporte a todo o corpo durante a prática. Quando o vestuário permite tornar mais feminina a silhueta e quaisquer que sejam as curvas, é ainda melhor. Para além do conforto e do corte, ousa recorrer à cor e aos estampados para animar os teus treinos.

5 CONSELHOS PARA ESCOLHER a tua roupa

Consulta os nossos 5 conselhos para te ajudar a escolher a roupa desportiva adaptada à tua morfologia, com tendência para a forma redonda ou de linhas retas.

5 conselhos para escolher o seu vestuário desportivo de tamanho grande

1. uma roupa desportiva adaptada à tua morfologia

Ao escolher uma roupa adaptada à prática desportiva, é óbvio que será indispensável optar por peças adequadas à tua estrutura para te sentires à vontade. Uma roupa desportiva deve ser bonita, prática e confortável. O corte irá valorizar-te e permitir uma melhor fluidez de movimentos. Para valorizar a tua silhueta, privilegia as leggings sem costuras. Isso evita o risco de irritações devido a fricção e tem a vantagem de não cortar a silhueta.

2. uma roupa desportiva EXTENSÍVEL E OPACa

Quanto mais extensível for o teu vestuário, mais leve e confortável te vais sentir. Não há nada pior do que te sentires presa na tua roupa e, tanto mais, se desejares progredir no desporto. Outro fator não menos importante: a opacidade. Para te acompanhar nos movimentos, opta por umas leggings stretch e opacas, pois não tem preço sentires-te bem em todas as circunstâncias.

3. UMA T-SHIRT E umas LEGGINGS CRIADaS PARA O USO DESPORTIVO

Relativamente a leggings, prefere a cintura alta que proporciona um efeito moldante que envolve toda a parede abdominal. Tem também a vantagem de evitar que as leggings deslizem durante a prática desportiva. Quando se fala de desporto, fala-se de transpiração durante o esforço: opta por materiais respiráveis que facilitam a ventilação e eliminam os vestígios de transpiração, principalmente a nível das costas, das axilas e da parte de trás dos joelhos.
Quer escolhas uma t-shirt ou um top, é importante que seja amplo e ajustado para favorecer uma melhor liberdade de movimentos. Se tens um peito generoso e um pouco de barriga, prefere uma t-shirt suficientemente longa para evitar que suba e te cause algum desconforto durante a prática.

5 conselhos para escolher o seu vestuário desportivo de tamanho grande

4. DIZEMOS SIM À COR E AO ESTAMPADO!

Não é porque não vestimos um tamanho 48 que havemos de hesitar em usar roupa colorida. O preto emagrece, é verdade, mas uma silhueta monocromática não é muito interessante ou suficientemente feminina para te deixares relaxar ao ritmo de uma aula de Fitness ou Zumba. Lembra-te que o mais favorecedor é o corte e não a cor.
Usa vestuário colorido e com estampados, sem problema, desde que seja adaptado à tua estrutura.

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5. UM SOUTIEN TOP: PREVALÊNCIA DO CONFORTO E SUPORTE

Qualquer que seja o volume do teu peito, é necessário protegê-lo durante toda a atividade desportiva. Se tens um peito generoso, privilegia os soutiens com uma abertura na parte da frente para os vestir mais facilmente e opta, também, por uma copa suficientemente abrangente para assegurar um suporte otimizado.

QUE DESPORTOS PRIVILEGIAR?

Todos os desportos são possíveis, o mais importante continua a ser o prazer que sentes ao praticar uma ou outra modalidade. 
Todas as práticas desportivas podem ser adaptadas à tua capacidade física e ao teu metabolismo. Antes de participares em aulas de grupo, certifica-te da intensidade da prática para não te desencorajares, se o esforço for demasiado grande ou se, pelo contrário, não for suficientemente intenso para ti.
Se desejas perder peso ou trabalhar a tua resistência, privilegia os desportos Cardio como a Zumba, a Dança, o Cross-Training, Cycling, Aquagym, Aquabike… Estes desportos têm a vantagem de ser praticados em grupo, o que estimula a boa disposição mental. São excelentes alternativas para te reconectares com o teu corpo, descomprimir e trabalhar a resistência de maneira lúdica.
Como complemento da prática de Cardio, é igualmente importante tonificar o corpo com exercícios de reforço muscular.
Para começar, opta por uma sessão de reforço muscular, sem material, no ginásio com um treinador ou em casa com um treino pré-programado. Apoiando-te no teu corpo, podes adaptar um grande número de posições, que te permitem exercitar os teus músculos em profundidade, sem impacto e ao teu ritmo.
Para progredir, podes explorar outras alternativas com material de pequena dimensão (bola de ginástica, halteres, banda de musculação, step…) ou equipamentos de fitness com treinos integrados (bicicleta, bicicleta elíptica, passadeira de corrida…).

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O DESPORTO QUE ME FAZ BEM: QUAL É A ROTINA DESPORTIVA REGULAR A ADOTAR?

Não há segredos, se desejas obter resultados duradouros, terás a necessidade de integrar planos de treinos compatíveis com os teus horários. Integrar 2 treinos por semana é uma boa rotina a adotar. Podes, igualmente, fazer exercícios de cardio e de tonificação de forma integral. Esses momentos desportivos permitem-te entrares em contacto com o teu corpo para te sentires cheia de energia, se optares por rotinas aprazíveis e adequadas às tuas capacidades.

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Com base num treino de 2x/semana:
Trabalha a componente de Cardio, tanto quanto possível, no exterior para aumentar a sensação de prazer e desanuviar o espírito. Para isso, poderás praticar ao teu ritmo a caminhada ativa, a corrida ou a bicicleta durante 20 minutos, no mínimo, e prolongar até uma hora, de acordo com a tua disponibilidade.

Na sala de aparelhos de fitness
Se tiveres 45 minutos, alterna de 15 em 15 minutos um treino na passadeira de corrida, bicicleta ou bicicleta elíptica e remo. Podes variar os momentos de prazer e exercitar os teus músculos de maneira harmoniosa, tonificando a parte superior e inferior do corpo.

Em tua casa
Podes seguir um programa de treino pré-programado e se possuis um equipamento de fitness (bicicleta, passadeira de corrida…), podes tornar o treino ainda mais divertido, utilizando a realidade virtual que proporciona sensações semelhantes às sentidas em condições exteriores.

O truque do treinador

Em qualquer atividade que envolva exercícios de cardio - uma simples caminhada ou passeio de bicicleta, por exemplo - usa o teu equipamento desportivo para melhorar o teu ânimo, qualquer que seja a duração prevista. Isso estimula o teu estado de espírito, predisposição para a atividade desportiva e assegura uma progressão eficaz.
A prática em ginásio proporciona um verdadeiro ganho de energia graças à força do poder coletivo. Em caso de impossibilidade, existem, hoje em dia, muitos programas de treino lúdicos e associações para a prática em casa (cursos em direto, sessões pré-programadas, realidade virtual…). 
Não desperdices nem uma única ocasião para praticar desporto e desfrutar ao teu ritmo!

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