5 Boas razões para praticar hidroginástica

Não é necessário ser um génio em etimologia para perceber o que é a hidroginástica: consiste em praticar ginástica dentro de água. Aqui está uma atividade desportiva completa, suave e fácil que atua eficazmente no corpo, no coração e na moral. Uma silhueta harmoniosa e um espírito descontraído, sem esforço extremo... É exatamente isto que precisamos!

meg-fatodebanho

Para a linha

Mergulhado na água, o corpo só pesa um sexto do seu peso e todos os movimentos se tornam mais fáceis, mesmo considerando que a água cria uma resistência superior à do ar e requer que os músculos trabalhem mais. É este o princípio da hidroginástica, o bom aliado para modelar a silhueta. Os músculos trabalham mais intensamente sem que se aperceba.

A variedade dos movimentos permite trabalhar toda a musculatura. Afinar a cintura, fortalecer o peito e os glúteos, reforçar os músculos das costas e os abdominais, tonificar os braços e os ombros… A hidroginástica ocupa-se de tudo!

No que diz respeito às calorias eliminadas, a hidroginástica também marca pontos. Sabia que 30 minutos de hidroginástica permitem queimar cerca de 600 calorias, o equivalente a uma hora e meia de ginástica no solo? Obrigada água, por nos ofereceres esta bem-dita resistência!

Finalmente, também graças a este fenómeno da resistência da água, cada movimento efetuado permite fazer, na superfície da pele, uma massagem drenante eficaz para estimular a circulação sanguínea, lutar contra a retenção de água e lutar contra a celulite.

Para a saúde

A hidroginástica permite reforçar o sistema muscular, estimular o ritmo cardiovascular, melhorar o tónus respiratório e a circulação sanguínea. Mas para além destes benefícios devidos à prática de qualquer atividade física, a hidroginástica tem a vantagem de ser uma atividade leve, sem o impacto traumático que os outros desportos promovem. De fato, ao contrário de numerosos desportos terrestres, os riscos de lesões são ínfimos. A resistência exercida pela água evita as distensões musculares e as dores musculares.   Os choques são amortecidos, não há impactos no solo. Os movimentos são suaves e fluídos. Resultados: as articulações trabalham em suavidade e flexibilizam-se sem solicitações violentas. As contraindicações da hidroginástica são raras, mas como para com qualquer prática desportiva, antes de começar, fale com o seu médico.

Boa para a moral

Antes de mais, louvemos os benefícios da água! Ela sustenta-nos e oferece-nos uma sensação de leveza bem-vinda, que faz esquecer os quilos supérfluos. Necessariamente, isto alivia o humor! Mas a água tem também propriedades calmantes, como se nos lembrasse um pouco a nossa vida intra-uterina. Ou seja, o meio aquático é ele mesmo uma fonte de relaxamento e de bem-estar.   Adicionalmente, a hidroginástica, como qualquer outro desporto, provoca uma libertação de endorfinas, as hormonas do prazer. Após alguns minutos de esforço, sentimo-nos naturalmente bem.   Outra vantagem da hidroginástica: quando é praticada em aula, permite um momento de convívio. O ambiente é descontraído e agradável. O efeito de grupo é estimulante e dá vontade de nos superarmos. São aulas geralmente muito divertidas!

meg-fatodebanho

Dos 7 aos 77 anos

Porque a hidroginástica é uma atividade suave e sem perigo, é acessível a todos, quaisquer que sejam a sua forma, o seu peso, a sua idade... Incluindo mulheres grávidas! Não é indispensável saber nadar, porque são praticados vários exercícios na borda da piscina, onde todos têm pé. As aulas de hidroginástica são feitas nas piscinas municipais, mas também nos clubes de fitness que tenham uma piscina. O ideal são duas sessões de 45 minutos por semana. Para os desportistas mais sortudos que têm piscina em casa ou que vivem à beira mar, nada melhor que uma pequena sessão diária.

Começar sem esperar mais!

Descubra os nossos outros conselhos: